MAÇONARIA I

     Maçonaria, forma reduzida e usual de francomaçonaria,1 é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam.2 3 4 De carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismohumanidade, os princípios da liberdadedemocraciaigualdadefraternidade5 6 e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

    A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal,7 que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça,religião,7 ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição,7 aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.

   Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinasateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."

 

O Esquadro e Compasso Maçônico

(encontrada com ou sem a letra )

 

                                                                                  Lema   "Igualdade, Liberdade, Fraternidade"

                                                                                  Fundação  Não há registros precisos

                                                                                  Membros  6 milhões (aproximadamente)

 

Origens da maçonaria

 

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie, que significa "construção", "alvenaria", "pedreira". 8 O termo maçom (ou maçon), segundo o mesmo Dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'. O termo maçon portanto é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa associação de pedreiros.

 

Estudiosos e pesquisadores costumam dividir a origem da maçonaria em três fases distintas.9 :10

Maçonaria Primitiva 10

Maçonaria Operativa 11

Maçonaria Especulativa 12

 

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria

 

http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt