Caso Richthofen I

     O Caso Richthofen é um processo polêmico que chocou a opinião pública brasileira. Uma das rés, Suzane Louise von Richthofen, foi acusada de ter planejado a morte dos próprios pais, com o auxílio do então namorado Daniel Cravinhos e de seu irmão, Christian Cravinhos. O júri do caso entendeu que Suzane foi influenciada pelos irmãos, mas que poderia ter resistido e evitado o crime.

     O interesse da população pelo caso foi tão grande que a rede TV Justiça cogitou transmitir o julgamento ao vivo. Emissoras de TV, rádios e fotógrafos chegaram até a ser autorizadas a captar e divulgar sons e imagens dos momentos iniciais e finais, mas o parecer definitivo negou a autorização. Cinco mil pessoas inscreveram-se para ocupar um dos oitenta lugares disponíveis na plateia, o que congestionou, durante um dia inteiro, a página do Tribunal de Justiça na internet. É dessas pessoas autorizadas que se conhece o que houve no julgamento.

 

Suzane Louise Von Richthofen

 

      Suzane Louise Von Richthofen (São Paulo3 de novembro de 1983) nasceu numa família de classe média alta da capital de São Paulo. Suzane morava em um casarão em um bairro nobre da zona sul paulistana (Campo Belo).1 Filha do engenheiroManfred Albert von Richthofen e da psiquiatra Marísia von Richthofen e irmã de Andreas Albert von Richthofen. Seu pai, nascido em Erbach (Alemanha), emigrou para o Brasil após um convite de trabalho, recebido devido a sua capacitação como engenheiro.

      Descrita por colegas de classe da PUC-SP como meiga, simpática e um pouco tímida, Suzane sempre foi popular entre os amigos. Louca por bichinhos de pelúcia, tinha predileção por um urso marrom. Também gostava de distribuir brinquedos do gênero. Para uma amiga, deu de presente uma caixa preta e amarela que imita um dado. Para outra, comprou uma almofada vermelha em forma de coração e a recheou com balas e bombons. Nas horas vagas, Suzane saía com as colegas para perambular em shopping centers nas vizinhanças. Olhava as vitrines e comprava roupas com a mesada que ganhava do pai, cerca de R$ 4 mil mensais. No auge do axé, chegou a curtir o carnaval baiano mas a sua "onda" era música eletrônica. Frequentava festas de música tecno, onde conheceu o ecstasy. Na Europa, assistiu o show de suas bandas favoritas, Sash Lasgo. Como quase toda adolescente, copiava o figurino das amigas.2

 

Ilustração de Suzane von Richthofen.

Nome                   Suzane Louise von Richthofen

Nascimento          3 de novembro de 1983 (29 anos) São Paulo, SP, Brasil.

Nacionalidade     Brasileira

Crime(s)               Parricídio e Matricídio 

Pena                    39 anos de prisão

Situação              Presa desde 17 de julho de 2006 (7 anos).

 

 

Referências

 

1.  Suzane Von Richthofen presta depoimento no Ministério Público de Ribeirão Preto

2. ↑ a b c d e f g http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG54308-5990,00-NO+RASTRO+DE+SUZANE.html

 

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Richthofen

 

http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt

 

CAPÍTULO 1 - Série Richthofen-10 Anos Depois mostra revelações 

            Dez anos depois, o Jornal da Record mostra imagens exclusivas de Suzane Von Richthofen, a menina rica que tramou a morte dos próprios pais para fugir com o namorado.

 

             Hoje com 28 anos, Suzane é uma presa de bom comportamento. Na cadeia, deu aulas de inglês e fez curso de corte e costura. Mas o bom comportamento já foi usado contra: a juíza interpretou que Suzane era inteligente e determinada, o que pode significar um perigo, quando se trata de uma pesoa voltada para o crime.

 

Produção Lumi Zúnica e Sheilla Fernandez      (http://www.youtube.com/user/Lumizunica?feature=watch)

CategoriaNotícias e política

LicençaLicença padrão do YouTube

Site: http://www.youtube.com/watch?v=HfOOtKZzbM0